EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245Palavras-chave:
Direito à Educação. Movimentos Sociais. Políticas de Educação.Resumo
O propósito deste estudo é apontar o papel desempenhado pelos movimentos sociais brasileiros na defesa do direito de acesso e permanência na escola das populações rurais, por meio da formulação e implantação de políticas de educação do e no campo. Optamos por empreender uma pesquisa bibliográfica e concentramos as nossas investigações e análises centrais nos escritos de Arroio (2005), Duarte (2008), Molina (2008), Caldart (2008), Molina e Jesus (2010), Hage (2014), em diversos documentos oficiais do governo brasileiro e nos relatórios dos Fóruns Nacionais de Educação do Campo (2012; 2013). O êxito dos movimentos sociais para o estabelecimento e desenvolvimento da educação do e no campo é constatado, porém, boa parte das políticas praticadas pelo Estado evidencia a distância entre a forma de implementação da política e a essência das reivindicações realizadas pelos movimentos sociais.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
Bezerra Neto, L., Santos, F. R. dos, & Bezerra, M. C. dos S. (2016). EDUCAÇÃO COMO DIREITO UNIVERSAL: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES RURAIS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 89–99. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.18245
Edição
Seção
Artigos
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