Experiências pedagógicas para além do capital: análise do livro “fundamentos da escola do trabalho” de Pistrak
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.32215Palavras-chave:
Pistrak, Pedagogia socialista, Formação humana.Resumo
“Fundamentos da Escola do Trabalho” reflete o espírito revolucionário da União Soviética na década de 1920, quando tentava-se construir as bases e os valores de uma sociedade socialista. O livro de Pistrak leva-nos a pensar sobre diferentes possibilidades a respeito da formação humana, visto que tendemos a limitar nossas pretensões de acordo com as concepções e visões de mundo predominantes e “naturalizadas” no nosso tempo. Os fundamentos apresentados na obra podem e devem servir-nos de orientação e inspiração para a construção de práticas educativas que almejem contribuir para a formação verdadeiramente crítica e emancipadora dos sujeitos.
Downloads
Referências
PISTRAK, Moisey M. [1924]. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Daniel Aarão Reis Filho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 192p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).