A organização do trabalho didático sob a ótica de Paschoal Lemme: o ensino técnico-profissional na obra A educação na URSS - 1953

Autores

  • Acione Leite de Souza Cremonesi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Prefeitura Municipal de Marília/SP https://orcid.org/0009-0008-8580-3748
  • Carla Centeno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS/Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) https://orcid.org/0000-0002-7275-0367

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.54311

Palavras-chave:

Organização do trabalho didático, Paschoal Lemme, Intelectuais, Ensino técnico-profissional, Educação soviética

Resumo

Este artigo analisa o pensamento do educador Paschoal Lemme (1904-1997) acerca da organização do trabalho didático no ensino técnico-profissional, exposto em sua obra A Educação na URSS – 1953.  A fundamentação teórica consiste na Ciência da História. Para Lemme havia uma diferença abissal entre o ensino profissional soviético e o brasileiro. O ensino profissionalizante no Brasil era abstrato e dualista. Lemme demonstrou o investimento material e humano na educação soviética como um todo e expôs a contribuição para a educação universal. Defendeu que a ciência e a técnica fossem utilizadas no ensino para libertação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acione Leite de Souza Cremonesi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Prefeitura Municipal de Marília/SP

Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora da Educação Básica - Prefeitura Municipal de Marília/SP. Pedagoga pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0583518352743776. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-8580-3748. E-mail: acione.leite@gmail.com

Carla Centeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS/Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande. Líder do Grupo de Pesquida Sociedade, História e Educação - GEPSE- HISTEDBR/MS http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8965. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9530085309552404. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7275-0367. E-mail: carla.centeno@uol.com.br.

Referências

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados. 2006.

ALVES, G. L. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados. 2005.

ALVES, G. L. História da Educação: a produção teórica sobre o trabalho didático. In: BRITO S.H.A. de, et.al. (orgs) A organização do trabalho didático na História da Educação. Campinas- SP: Autores Associados, 2010.

ARBIX, G. Notas sobre a taylorização soviética do trabalho. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, PR. n.8, 1997.

AZEVEDO, F. Correspondência. Memórias de um educador: estudos de Educação, destaque da correspondência. Brasília: Inep. 2004 c.

BAUER, C; BUFFA, E. A obra de Makarenko na visão brasileira. In: Filonov, G. N.; BAUER, Carlos; BUFFA, Ester (orgs.) Anton Makarenko. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

BITTAR, M.; FERREIRA JR. A. A educação soviética. São Carlos: EDUFSCAR, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em 15/06/2019.

CENTENO, C.V. A crítica de Paschoal Lemme aos instrumentos didáticos da escola pública brasileira, século XX. Anais do XI COLUBHE, Porto, Portugal.2016.

CENTENO, C. V. Paschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960). Campinas – SP. Revista HISTEDBR On-line. 2017a.

CENTENO, C. V. A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). In: IV EHECO, 2017, Campo Grande. IV EHECO Encontro de História da Educação do Centro-oeste, 2017b. v. 01. p. 1-16.

COMENIUS, I. A. Didáctica magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1976.

COSTA, M. C. C. Em defesa da modernidade na educação: os liberais e a esquerda nos manifestos de 1932 e 1959. Campinas – SP: 2017. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação.

FAVRETTO, J; SCALABRIN, I. S. Educação Profissional no Brasil: marcos da trajetória. Curitiba-PR. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Educere: XII Congresso Nacional de Educação. 2015.

FILONOV, G. N. Ensaio. In: FILONOV, G. N.; BAUER, Carlos; BUFFA, Ester (orgs.) Anton Makarenko. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FREITAS, L.C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In. PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-Comuna. Trad. Luiz Carlos Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular. 2013.

FREITAS, L.C. Prefácio. In. KRUPSKAYA, N. K.; FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. (Orgs). A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Trad. Luiz Carlos Freitas e Natalya Pavlova. São Paulo: Expressão Popular. 2017a.

FREITAS, L.C. ‘Todo o projeto educativo da revolução está ligado à construção do socialismo’. [entrevista concedida a] Cátia Guimarães. EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro. 2017b. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/comment/reply/7013. Acesso em: 11/05/2021.

GONÇALVES, L. S. História da Educação Soviética: a transição como processo de aprendizagem. Campinas-SP. Tese (doutorado): Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação. 2020.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GRAMSCI, A. Homens ou máquinas?: escritos de 1916 a 1920. Seleção de textos, artigos e apresentação de Giani Fresu. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Rita Coitinho. São Paulo: Boitempo, 2021.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. (Orgs). Trad. Natalya Pavlova e Luiz Carlos Freitas. São Paulo. Expressão Popular. 2017.

LEMME, P. A educação na URSS – 1953. Rio de Janeiro. Editorial Vitória. 1955.

LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação e Perfis de Educadores. Brasília: Inep. 2004 a.

LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação, Participação em Conferências e Congressos. Documentos. Brasília: Inep. 2004 b.

LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação, destaque da correspondência. Brasília: Inep. 2004 c.

MACHADO, L.R.S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Autores Associados.

MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital. Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã: (I – Feuerbach). São Paulo: HUCITEC. 1986.

MÜLLER, M.T. A educação profissionalizante no Brasil – das corporações de ofícios à criação do SENAI. Marília. UNESP: Estudos do Trabalho. 2009a. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/8RevistaRET5.pdf. Acesso em 11.05.2021.

MÜLLER, M.T. O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil. Histedbr-online. Campinas. 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art12_40.pdf. Acesso em 11/05/2021.

MÜLLER, M.T. A lousa e o torno: a escola SENAI Roberto Mange de Campinas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2009b.

OLIVEIRA, J.O.G. O desenvolvimento econômico no período de 1930 a 1945 contribuições e deficiências do Governo Vargas. Florianópolis. 2013. Monografia – Universidade Federal de Santa Catarina.

PAVÃO, R. M. Educação revolucionária: pedagogia que fracassou? Dissertação (Metrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-graduação em Educação – Curso de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS. 2009.

PISTRAK, M. M. A escola do Trabalho do período de transição. In. PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-Comuna. Trad. Luiz Carlos Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular. 2013.

PRADO JUNIOR. C. URSS, um novo mundo e o mundo do socialismo. São Paulo: Boitempo, 2023

RIBEIRO, I. A. O integralismo no sertão de São Paulo: um “fascio de itelectuais”. Franca-SP: 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.

RODRIGUES, José. Educação politécnica. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz,: Rio de Janeiro- RJ, 2009 Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html. Acesso em:30/01/2022

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1986.

SAVIANI, N. Concepção Socialista de Educação: a contribuição de Nadedja Krupskaya. Campinas-SP: Revista HISTEDBR On-line. 2011. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art03_41e.pdf. Acesso em:11/05/2021.

SILVA, C. M. S.; DYNNIKOV, V. I. Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960. Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação: v. 19 n. 56. 2014.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Cremonesi, A. L. de S., & Centeno, C. V. (2024). A organização do trabalho didático sob a ótica de Paschoal Lemme: o ensino técnico-profissional na obra A educação na URSS - 1953. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 744–766. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.54311