John Locke e a educação

Autores

  • Anderson Alves Esteves Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.57273

Palavras-chave:

John Locke, Educação, Filosofia

Resumo

Caracterização das reflexões de John Locke sobre a educação, notadamente, as presentes em Alguns pensamentos sobre a educação, e relação de suas considerações com importantes objetos do pensamento do filósofo inglês, a exemplo do trabalho, da divisão do trabalho, do empirismo, da crítica ao patriarcalismo, dos direitos naturais, da hipótese do contrato social, do individualismo, do consentimento, da formação da sociedade política, das formas de governo e da questão da desigualdade. Argumenta-se no sentido de expor os alcances e os limites da posição do Autor, inteligíveis pelo diálogo dele com o seu tempo e com a rede conceitual por ele edificada.

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Biografia do Autor

Anderson Alves Esteves, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Filosofia (PUC-SP). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Pesquisador dos grupos de pesquisa GPFPC (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12232) e GPEPS (http://dgp.cnpq.br /dgp/mirrorgroup/687016). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1825936280897796. Orcid: 0000-0003-1479-3323. E-mail: andersonesteves@ifsp.edu.br.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Alves Esteves, A. (2025). John Locke e a educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 243–256. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.57273