Alfabetização, ideologia e educação: um diálogo entre o clássico dos três caracteres e o contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.61949

Palavras-chave:

Confucionismo., Alfabetização, Ideologia, Educação, Memória

Resumo

Este artigo analisa o Clássico dos três caracteres como instrumento pedagógico e ideológico da tradição confucionista, problematizando sua função na alfabetização e na inculcação de valores morais na China imperial. Examina sua trajetória: de pilar moral do confucionismo estatal a alvo das críticas revolucionárias e da perspectiva maoísta, até seu uso atual como símbolo de identidade cultural chinesa. Estabelece paralelos com métodos tradicionais de alfabetização no Brasil, discute as tensões entre tradição, crítica pedagógica e transformação social. Destaca o debate sobre a alfabetização como processo político e a relação entre tradição, modernidade e emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Tavares Furtado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora nas Prefeituras Municipais de Cariacica e Serra/ES. Pesquisadora do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da Ufes (Nepefil/CE/UFES). Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/8522012726766293 Orcid:  https://orcid.org/0009-0003-5681-3844. E-mail: abulmazar@yahoo.com.br

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Faculdade de Educação da UFES. Pesquisador do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da UFES (http://nepefil.ufes.br). Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/1326024270450510  . Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-8272-5368. E-mail: robson.loureiro@ufes.br

Lucecleia Francisco da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora e pedagoga da Prefeitura Municipal da Serra/ES. Pesquisadora do Grupo Literatura e Educação (UFES): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5236518851705282 e integrante do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT/PUC Minas). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6935589344050197. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2097-1053. E-mail: franciscolucy@gmail.com

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2021.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 06 maio 2025.

CHENG, Anne. História do pensamento chinês. Tradução Gentil Avelino Titton. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CHINA. Aviso da Direção-Geral do Ministério da Educação sobre a publicação do “Plano de Ação para o Aprofundamento da Reforma Curricular do Ensino Básico”. Disponível em: http://www.moe.gov.cn/srcsite/A26/jcj_kcjcgh/202306/t20230601_1062380.html. Acesso em: 28 maio 2024.

FLANAGAN, Frank Martin. Confucius, the Analects and western education. Nova York: Continuum, 2011.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GOULART, Cecília Maria Aldigueri; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (org.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 103-120, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 05 maio 2025.

HUI, Haifeng. China and the world: children’s literature studies as a discipline and its development. History of Education and Children’s Literature, 2019.

JIN, Lili. História da literatura chinesa moderna e contemporânea (Parte 1). Disponível em: https://jwc.cupl.edu.cn/__local/8/BA/13/82FDCB156744AC03863BA6CA00D_76E2226C_83FD76.pdf?e=.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.

LIMA, Branca Alves de. Caminho Suave: cartilha. São Paulo: Edart, 1948.

MAO, Zedong. Mao: O movimento de 4 de maio. Nova Cultura, 01 maio 2020. Disponível em: https://www.novacultura.info/post/2020/05/01/mao-o-movimento-de-4-de-maio. Acesso em: 14 out. 2023.

MAO, Zedong. Snow. Marxism.org. Disponível em: https://www.marxists.org/reference/archive/mao/selected-works/poems/poems18.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

MAO, Zedong. Sobre a educação. Marxism.org. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/mao/1964/mes/educa.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

MORTATTI, Maria do Rosário. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Conferência proferida no Seminário Alfabetização e Letramento em Debate, Brasília, 27 abr. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 04 maio 2025.

NEEDHAM, Joseph. Science and civilisation in China. Cambridge: Cambridge University Press, 1954.

PECORA, Luisa. Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar 2021 – na íntegra e em português. Mulher no cinema. Disponível em: https://mulhernocinema.com/videos/leia-o-discurso-de-chloe-zhao-no-oscar-2021-na-integra-e-em-portugues. Acesso em: 28 maio 2024.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SALGUEIRO, Wilberth Claython Ferreira. O testemunho na literatura: representações de genocídios, ditaduras e outras violências. Vitória, ES: Edufes, 2021.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A alfabetização como processo discursivo. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987.

TAO, Zhonghua. Este Clássico de três caracteres é o livro de iluminação para os discípulos dos Oito Estandartes da Dinastia Qing. National Ethnic Affairs Commission of the People’s Republic of China, 2022. Disponível em: https://www.neac.gov.cn/seac/c103391/202212/1159905.shtml. Acesso em: 10 out. 2023.

WANG, Shi Wei. Velhos erros e novas tendências na questão das formas nacionais de literatura e arte. Marxism.org. Disponível em: https://www.marxists.org/chinese/reference-books/poems-of-struggle/china-wangshiwei.htm. Acesso em: 28 maio 2024.

XU, Baofeng; YAN, Qiaorong (org.). Enciclopédia da cultura chinesa. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-31

Como Citar

Tavares Furtado, V., Loureiro, R., & Francisco da Silva, L. (2025). Alfabetização, ideologia e educação: um diálogo entre o clássico dos três caracteres e o contexto brasileiro. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 51–67. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.61949