Vigilância, plataformização da educação e possíveis saídas: um breve panorama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.62756

Palavras-chave:

Vigilância em massa, Plataformização da educação, Educação pública, Software livre, Monopólios digitais

Resumo

O trabalho discute a adoção de plataformas operadas pelos monopólios digitais na educação pública brasileira. É analisada a influência de determinados acontecimentos no adentramento de tais corporações no sistema público como mediadoras do processo educativo, evidenciando suas implicações negativas e apontando caminhos potencialmente capazes de mitigar a situação. Argumenta-se a favor da adoção de ferramentas e plataformas baseadas em software livre e do desenvolvimento de infraestruturas públicas. Por fim, é defendida a inserção do debate sobre plataformização da educação nas escolas e universidades brasileiras, em especial nos cursos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Janaina do Rozário Diniz, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Educação pela PUC-MG. Doutoranda em Educação pela UFMG. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Grupo de pesquisa Tecnologia Educacional, Software livre e Vigilância http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7298162906855657. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0275802450543524  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7993-5447  E-mail: janaina.diniz@uemg.br 

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Diniz, J. do R., & Oliveira Neto, A. B. de . (2025). Vigilância, plataformização da educação e possíveis saídas: um breve panorama. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 68–89. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.62756