Pragmatismo e educação: a roupagem mercadológica da eliminação na reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63328

Palavras-chave:

Educação, Pragmatismo, Neopragmatismo, Sociometabolismo da barbárie, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O texto visa compreender como o pragmatismo da Reforma do Ensino Médio hegemoniza a eliminação da classe trabalhadora no sociometabolismo da barbárie. A fundamentação dessa busca está nas investidas em firmar o modelo pragmatista como pedagogia da hegemonia no contexto de crise e administração da crise estrutural do capital. Nesse ínterim, apresentamos as seções: o capitalismo como sociometabolismo da barbárie; pragmatismo e neopragmatismo: a agenda neoliberal nas políticas educacionais do Brasil; a Reforma do Ensino Médio em vias de eliminação mercadológica e, por fim; Direcionamentos Emancipatórios. As considerações caminham por desvelar a orientação do projeto societário empreendido pelo sistema capitalista através da roupagem mercadológica como eliminação na reforma do ensino médio.

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Biografia do Autor

Mirthis Yammilit da Conceição Almeida, UECE- Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior (FACSM); Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (FACSM); Gestão Escolar (FAC). Professora da Rede Municipal de Fortaleza - CE. Membro do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL/UECE). Membro do grupo de pesquisa interinstitucional EMANCIPA/IMO (UECE) vinculada ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Práxis, Educação e Subalternidade em Antônio Gramsci (FILOGRASMCI, UFPI).  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0519270076896835. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7672-322X. E-mail: mirthis.yammilit@aluno.uece.br 

Bruno Jadson Jardelino Gomes, Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE)

Especialista em Currículo e prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAAL). Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (FAAL). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Práxis, Educação e Subalternidade em Antônio Gramsci (FILOGRASMCI, UFPI). Pesquisador Bolsista CAPES do mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE). Membro da International Gramsci Society (IGS-Br). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1546513959806646. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5149-8943. E-mail: brunojadson.14@gmail.com

Raquel Garcia da Silva, Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE

Especialista em Gestão e Normas Educacionais e em Coordenação Pedagógica (Faculdade Descomplica). Pesquisadora Bolsista CAPES do mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE). (PPGE/UECE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9801580506047012. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6803-389X. E-mail: raquelgarcia.ce@gmail.com

Antonio Ronaldo Aquino e Silva, Universidade do Estado do Ceará (UECE)

Especialista em Tecnologias Digitais para a Educação Básica (UECE). Pesquisador Bolsista CAPES do mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1890291996262103. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8395-5696. E-mail: ronaldinhoporanga@gmail.com

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Almeida, M. Y. da C., Gomes, B. J. J. ., Silva, R. G. da ., & Silva, A. R. A. e . (2025). Pragmatismo e educação: a roupagem mercadológica da eliminação na reforma do Ensino Médio. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 90–113. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63328