Pragmatismo e educação: a roupagem mercadológica da eliminação na reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.63328Palavras-chave:
Educação, Pragmatismo, Neopragmatismo, Sociometabolismo da barbárie, Reforma do Ensino MédioResumo
O texto visa compreender como o pragmatismo da Reforma do Ensino Médio hegemoniza a eliminação da classe trabalhadora no sociometabolismo da barbárie. A fundamentação dessa busca está nas investidas em firmar o modelo pragmatista como pedagogia da hegemonia no contexto de crise e administração da crise estrutural do capital. Nesse ínterim, apresentamos as seções: o capitalismo como sociometabolismo da barbárie; pragmatismo e neopragmatismo: a agenda neoliberal nas políticas educacionais do Brasil; a Reforma do Ensino Médio em vias de eliminação mercadológica e, por fim; Direcionamentos Emancipatórios. As considerações caminham por desvelar a orientação do projeto societário empreendido pelo sistema capitalista através da roupagem mercadológica como eliminação na reforma do ensino médio.
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