Marxismo e educação: desafios contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.67549

Palavras-chave:

Educação. Marxismo. Desafios contemporâneos.

Resumo

O século XXI chega ao seu primeiro quarto, e é neste momento, a partir de uma conflitiva dinâmica social, na qual as assimetrias entre as classes sociais também se expressam em paradigmas curriculares tecnicistas e reacionários, que apresentamos às/aos leitoras/es o dossiê intitulado “Marxismo e educação: desafios contemporâneos”. Nesta quadra histórica, o projeto do capital para a educação avança pari passu e em consonância com a financeirização, o ultraliberalismo, a ascensão da extrema direita neofascista, a desregulamentação das relações de trabalho, o “giro” de trabalhadoras por meio da imigração, a privatização do trabalho sociorreprodutivo e a ameaça constante das policrises que reprimem os movimentos sociais e tensionam a reprodução da vida. Sob essas condições históricas, trazemos à tona, como cerne desta edição, um imprescindível tema para a classe trabalhadora, qual seja, a candente questão da educação na atualidade e suas interfaces à luz da tradição marxista.

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Biografia do Autor

Márcia S. Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(Uesb)

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense. (UFF). Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(Uesb). Líder do Laboratório de Estudos Marxistas (UESB) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0926898464030331  Currículo   Lattes: http://lattes.cnpq.br/0316143579329016 .Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3527-139 .E-mail: marcialemos.uesb@gmail

Osvaldo Teodoro dos Santos Filho, Rede Estadual de Educação Básica de Minas Gerais (SEE-MG).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claro (UNIMONTES). Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Capital (GEPT-UNIMONTES): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4737238843270211. Professor de História efetivo da Rede Estadual de Educação Básica   de   Minas   Gerais (SEE-MG). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4737238843270211. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4869-4411. E-mail: osvaldoteodoro2003@gmail.com.

 

Referências

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Márcia S. Lemos, & Teodoro dos Santos Filho, O. . (2025). Marxismo e educação: desafios contemporâneos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(1), 1–8. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i1.67549