EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, POSSIBILIDADES E OS LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9384Palavras-chave:
Educação, história, Comuna de Paris, possibilidade e limitesResumo
Tomando como referência a história e educação, Paulino José Orso, seu artigo denominado “Educação, história, possibilidades e limites”, analisa as possibilidades e os limites da educação. Para isso, por um lado, percorre a educação ao longo da história e verifica as mudanças pelas quais foi ela passando ao longo dos diversos períodos históricos, em função das transformações ocorridas nas forças produtivas materiais da sociedade. Por outro, a partir do significado da Comuma de Paris de 1871, procura extrair as lições para pensar a educação. Com base nisso, tendo presente a sociedade concreta, permeada por antagonismos e contradições, marcada pelas classes sociais, procura depreender as possibilidades e os limites da educação na atualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-09
Como Citar
Orso, P. J. (2013). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, POSSIBILIDADES E OS LIMITES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 46–57. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9384
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;