Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9504Palavras-chave:
István Mészáros, Trabalho, Alienação, Educação, Emancipação.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a), A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.Downloads
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Publicado
2010-10-18
Como Citar
Antunes, C. (2010). Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 3(1), 158. https://doi.org/10.9771/gmed.v3i1.9504
Edição
Seção
Teses e Dissertaçoes: Resumos
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