Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9584Palavras-chave:
Educação, auto-educação, auto-emancipação, teoria das tendências.Resumo
Este texto debate a questão da educação do proletariado a partir de Marx, expressa na terceira tese ad Feuerbach: “o educador tem ele próprio de ser educado”. Situa a problemática, já equacionada na obra a Ideologia Alemã, retomada em outras obras, em relação ao pensamento dos hegelianos de esquerda, de maneira a superar o “entendimento do desenvolvimento da história como resultado da consciência subjetiva e da educação da “Massa” como tarefa revolucionária da filosofia”. Esclarece como Marx estabeleceu os limites da perspectiva idealista e do “velho materialismo”, na concepção da história, educação do proletariado e defesa da auto-educação e emancipação do proletariado. Elabora possíveis contradições entre esta perspectiva e o papel dos comunistas no trabalho de “vanguarda” da educação para a revolução. Conclui a superação da contradição pela teoria das “tendências” do desenvolvimento histórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-19
Como Citar
Viparelli, I. (2010). Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 69–78. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9584
Edição
Seção
Debate
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;