CONJUNTURA HISTÓRICA DE 1848-1851: REELABORAÇÃO DA PRÁTICA E DE TEORIA MARXISTA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9843Resumo
Analisa-se neste texto a conjuntura histórica de 1848 a 1851 caracterizada pelas lutas de classes. Para o estudo recorre-se à periodização elaborada por Marx em O 18 de Brumário de Luis Bonapate. Objetiva-se contibuir com outros textos, deste número, da Revista Germinal Marxismo e Educação em Debate, e para o entendimento que o marxismo é uma teoria social e de conhecimento que se elabora a partir da prática dos homens organizados em formações sociais para produzirem o seu existir. O apagamento ou a permanência do marxismo é uma arma para a manutenção ou superação do atual modo de produção da existência caraterizado pela contradição: divisão social do trabalho e apropriação privada dos frutos do trabalho, ao extremo, pela burguesia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).