INFODEMIA E DESINFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:

REFLEXÕES À LUZ DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

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DOI :

https://doi.org/10.9771/rpa.v16i2.49151

Mots-clés :

Ciência da informação, Pandemia da COVID-19, Infodemia, Desinformação, Competência em informação.

Résumé

Este artigo busca refletir sobre a situação informacional da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, pautada em revisão de literatura, bibliográfica e documental. Abordamos a questão da infodemia (excesso de informações, algumas precisas e outras não), a desinformação (uma informação falsa ou imprecisa cuja intenção deliberada é enganar) e a desinfodemia (surge como uma desinformação em meio à pandemia, a partir da deslegitimação da produção do conhecimento) e, à luz das questões interdisciplinares da Ciência da Informação, identificar qual o papel da CI dentro desse contexto de crise informacional que afeta o mundo todo. Apontamos a competência em informação e a competência crítica como parte de novos horizontes de pesquisa da Ciência da Informação para o enfrentamento das questões informacionais da pandemia da COVID-19.

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Ana Carla Epitácio Mazzeto, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciência da Informação. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. 

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da  Universidade Federal Fluminense.

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Publiée

2022-12-02

Comment citer

Epitácio Mazzeto, A. C. ., & Gonçalves de Souza, E. (2022). INFODEMIA E DESINFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:: REFLEXÕES À LUZ DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. PontodeAcesso, 16(2), 2–23. https://doi.org/10.9771/rpa.v16i2.49151

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