O Discurso das Práticas de Consumo Capilar das Mulheres Brasileiras com Cabelos Crespos ou Cacheados
Palavras-chave:
consumo capilar, cabelos crespos ou cacheados, práticas de resistencia, análise enunciativa, discursoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre a formação discursiva das práticas de consumo capilar das mulheres brasileiras com cabelos crespos ou cacheados, identificando enunciados que sustentam o discurso sobre o uso do cabelo liso como padrão e que, consequentemente, orientam o consumo capilar feminino. Para tanto, foi realizada uma genealogia, por meio de pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Na pesquisa documental, os dados foram coletados no Instagram e YouTube de quatro influenciadoras digitais. A observação participante foi realizada a partir da experiência de vida e do trabalho de uma das pesquisadoras como consultora de cachos, enquanto as entrevistas foram realizadas e gravadas via plataforma Google Meet, com 10 mulheres das cinco regiões do Brasil, sendo a análise enunciativa realizada com base em Michel Foucault. Os resultados apontam que o discurso sobre as práticas de consumo capilar se forma por meio de sete enunciados. Os três primeiros – enunciado do vínculo social, enunciado da disponibilidade e enunciado da manutenção – são voltados para o uso do cabelo liso, sustentando assim o consumo padrão desse tipo de cabelo. Em paralelo, trazendo outra posição discursiva, emergem os seguintes enunciados: da multiplicidade, da diversidade, da representatividade, e da personalização, que reforçam o uso do cabelo de vários jeitos – isto é, liso, escovado, com chapinha, ou natural. A partir desses enunciados, formam-se práticas discursivas de
resistência que orientam mudanças no discurso hegemônico, como, por exemplo, a transição capilar, o big chop, e alterações no consumo capilar.
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