O Discurso das Práticas de Consumo Capilar das Mulheres Brasileiras com Cabelos Crespos ou Cacheados

Autores

Palavras-chave:

consumo capilar, cabelos crespos ou cacheados, práticas de resistencia, análise enunciativa, discurso

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre a formação discursiva das práticas de consumo capilar das mulheres brasileiras com cabelos crespos ou cacheados, identificando enunciados que sustentam o discurso sobre o uso do cabelo liso como padrão e que, consequentemente, orientam o consumo capilar feminino. Para tanto, foi realizada uma genealogia, por meio de pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Na pesquisa documental, os dados foram coletados no Instagram e YouTube de quatro influenciadoras digitais. A observação participante foi realizada a partir da experiência de vida e do trabalho de uma das pesquisadoras como consultora de cachos, enquanto as entrevistas foram realizadas e gravadas via plataforma Google Meet, com 10 mulheres das cinco regiões do Brasil, sendo a análise enunciativa realizada com base em Michel Foucault. Os resultados apontam que o discurso sobre as práticas de consumo capilar se forma por meio de sete enunciados. Os três primeiros – enunciado do vínculo social, enunciado da disponibilidade e enunciado da manutenção – são voltados para o uso do cabelo liso, sustentando assim o consumo padrão desse tipo de cabelo. Em paralelo, trazendo outra posição discursiva, emergem os seguintes enunciados: da multiplicidade, da diversidade, da representatividade, e da personalização, que reforçam o uso do cabelo de vários jeitos – isto é, liso, escovado, com chapinha, ou natural. A partir desses enunciados, formam-se práticas discursivas de
resistência que orientam mudanças no discurso hegemônico, como, por exemplo, a transição capilar, o big chop, e alterações no consumo capilar.

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Biografia do Autor

Fernanda Pires, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Igor Baptista de Oliveira Medeiros, Programa de Pós-graduação em Administração/Universidade Federal do Pampa (PPGA/UNIPAMPA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (PPGA/Unipampa). Líder do Grupo de Pesquisa TOMMS – Subjetividades, Mobilidades, Modos de Organizar e Trabalhar. Membro do Grupo GESTA – Trabalho, Organizações e Pessoas (PPGA/Unipampa) e do Grupo TSC – Trabalho e Saberes na Contemporaneidade (PPGA/EA/UFRGS). Dedicado a pesquisas pós-estruturalistas sobre subjetividade, trabalho, poder, discurso e saberes nas organizações e na sociedade.

Publicado

2025-07-28

Como Citar

1.
Pires F, Baptista de Oliveira Medeiros I. O Discurso das Práticas de Consumo Capilar das Mulheres Brasileiras com Cabelos Crespos ou Cacheados. Organ. Soc. [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 28º de novembro de 2025];31(109). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/51788

Edição

Seção

Artigos