Gênero e diversidade sexual na Sociologia do ensino básico
abordagem e efeitos
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.52137Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou analisar como os docentes de Sociologia abordam a temática de gênero e diversidade sexual em sala de aula. Para tanto, 1) percorre-se, a partir da análise da literatura, um quadro histórico de efeitos do chamado “pânico moral” no Brasil e 2) faz-se uma análise de entrevistas em profundidade realizadas com cinco professores de Sociologia da rede pública no estado do Rio de Janeiro. Apresentam-se como resultados: a partir de 2018, houve mais dificuldades em se abordar temas que acionam dinâmicas do pânico moral em sala de aula e mais ameaças à liberdade de cátedra. Não obstante, a maior parte dos estudantes, segundo os docentes, se mostra aberta à reflexão e ao debate. À guisa de conclusão, apresenta-se o cenário atual da disciplina no ensino médio, a partir da reforma e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), junto aos desafios futuros narrados pelos professores quanto à diminuição de tempo da disciplina e sua fragmentação em uma área mais ampla.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heitor Martins Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).