Gênero e diversidade sexual na Sociologia do ensino básico

abordagem e efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.52137

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou analisar como os docentes de Sociologia abordam a temática de gênero e diversidade sexual em sala de aula. Para tanto, 1) percorre-se, a partir da análise da literatura, um quadro histórico de efeitos do chamado “pânico moral” no Brasil e 2) faz-se uma análise de entrevistas em profundidade realizadas com cinco professores de Sociologia da rede pública no estado do Rio de Janeiro. Apresentam-se como resultados: a partir de 2018, houve mais dificuldades em se abordar temas que acionam dinâmicas do pânico moral em sala de aula e mais ameaças à liberdade de cátedra. Não obstante, a maior parte dos estudantes, segundo os docentes, se mostra aberta à reflexão e ao debate. À guisa de conclusão, apresenta-se o cenário atual da disciplina no ensino médio, a partir da reforma e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), junto aos desafios futuros narrados pelos professores quanto à diminuição de tempo da disciplina e sua fragmentação em uma área mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Martins Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista Faperj Nota 10.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Martins Guimarães, H. (2024). Gênero e diversidade sexual na Sociologia do ensino básico: abordagem e efeitos. Revista Periódicus, 3(20), 216–240. https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.52137