Adoção e homoparentalidade no filme Patrik 1.5

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.57567

Resumo

Este artigo examina o processo de transição para a parentalidade adotiva em um casal homossexual masculino, por meio da análise de uma narrativa cinematográfica. Ao longo do filme Patrik 1.5, acompanhamos a história de uma adoção tardia e a formação do vínculo entre os pais e o filho adolescente. Alegrias e surpresas iniciais no cenário da adoção são abordadas, bem como seus desdobramentos na dinâmica conjugal do casal protagonista. Partindo da compreensão do filme como meio de reprodução de discursos que integram a vida social, analisamos cenas selecionadas à luz do arcabouço teórico da Psicanálise Vincular. Interpretamos as tramas envolvidas no processo de construção da vincularidade entre pais adotivos e filho, com foco nos processos vivenciados pelo casal na esfera conjugal, destacando os tensionamentos que levaram à ruptura momentânea. Com apoio do adolescente, o casal conseguiu reconfigurar o vínculo amoroso, ao mesmo tempo em que abriu espaço para acolher o novo membro familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Brandane Minari, Universidade de São Paulo,Universidade de São Paulo

Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS), vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo número 2024/06673-1.

Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, Universidade de São Paulo

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS).

Letícia Carolina Boffi, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS), vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Bolsista de Doutorado da CAPES.

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS).

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Brandane Minari, A., Arantes de Oliveira-Cardoso, Érika, Boffi, L. C., & dos Santos, M. A. (2024). Adoção e homoparentalidade no filme Patrik 1.5. Revista Periódicus, 3(20), 144–165. https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.57567