“Meu sonho sempre foi usar uma Melissa”

desafios da criança viada na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.60113

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória que tem como objetivo: analisar como a criança viada é tratada na escola e nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas com oito homens universitários. Os dados foram analisados a partir da perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e esses foram submetidos à análise de conteúdo, da qual emergiu quatro categorias de análise: 1) perceber-se como criança viada; 2) assédio moral e violência física; 3) a escola; 4) a aula de Educação Física. Os resultados indicam não haver melhora no tratamento da criança viada na escola: ela é alvo de ações depreciativas na escola e, principalmente, nas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Nathan Jesus da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Estudos Fronteiriços, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Licenciado em Educação Física.

Renan Deniz Arruda Aldama, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Educação Física.

Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Brasileira; Professor do Curso de Educação Física do Campus do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, PPGEFron/CPAN/UFMS e Estudos Culturais, PPGECult/CPAQ/UFMS.

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação; Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGEDU/FAED/UFMS e Estudos Culturais, PPGECult/CPAQ/UFMS.

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

da Silva, N. J., Arruda Aldama, R. D., Zaim-de-Melo, R., & da Rosa, M. V. (2025). “Meu sonho sempre foi usar uma Melissa”: desafios da criança viada na educação física escolar. Revista Periódicus, 1(22), 193–210. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.60113

Edição

Seção

Fluxo contínuo