“Toca uma música pros gays”

Spotify e Pink Money nas comunidades LGBTQIAPN+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.62966

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar como o Spotify tem utilizado a estratégia do Pink Money para monetizar sua plataforma e se tornar popular dentro das comunidades LGBTQIAPN+. No que tange às suas tipologias, este trabalho se particulariza pelo uso das pesquisas Básica (quanto à natureza), Exploratório-descritiva (quanto aos objetivos), Bibliográfica e Estudo de Caso (quanto aos procedimentos técnicos) e Qualitativa (quanto à abordagem do problema), sendo que, para a etapa de coleta de dados foi utilizada a estratégia de lançamento global da campanha Orgulho Presente, que incluiu uma série de ativações ao longo do mês de junho de 2019. Ao fim do estudo se entende que é crucial garantir que as ações do Spotify não sejam percebidas como oportunistas ou superficiais. O sucesso contínuo da marca neste mercado dependerá da manutenção de um compromisso genuíno com a inclusão e a criação de experiências que ressoem com a comunidade LGBTQIAPN+ de forma autêntica e significativa.

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Biografia do Autor

Mateus Vinicius Santos, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Publicitário. E-mail: mateusvinicc@hotmail.com

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

Santos, M. V., & Barth, M. (2025). “Toca uma música pros gays” : Spotify e Pink Money nas comunidades LGBTQIAPN+. Revista Periódicus, 2(21), 283–302. https://doi.org/10.9771/peri.v2i21.62966