A LGBTI+fobia recreativa

quando a violência se disfarça de brincadeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.63005

Resumo

Este artigo, que problematiza a LGBTI+fobia recreativa e seus desdobramentos, objetiva discutir como, sob o disfarce da brincadeira, a LGBTI+fobia recreativa desvela preconceitos e violências direcionados às corporalidades sexo-gênero dissidentes. Para tanto, parte de uma metodologia qualitativa, a qual inter-relaciona a pesquisa bibliográfica às narrativas de vida, tendo por corpus de análise o relato autobiográfico. Com base em um viés anticolonial e antilgbti+fóbico, a discussão evidencia que a base da LGBTI+fobia recreativa está em um conjunto de opressões sociais e de gênero, as quais expressam múltiplas violências relacionadas ao preconceito sexual e de gênero sob o disfarce de que é “brincadeira”, “humor inofensivo”, assim como a LGBTI+fobia recreativa apropria-se, geralmente, dos espaços de afeto para incutir e reproduzir violências contra a comunidade LGBTI+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Matos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Língua e Cultura pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente EBTT de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA-Campus de Salvador), Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação – GPLR/IFBA, membro do Grupo de Pesquisa GRIETA/UFSJ.

Rafael Siqueira de Guimarães, Federal University of São João del-Rei

Pós-Doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, México, Grande área: Ciências Humanas, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), dos Programas de Pós Graduações em Educação/UFBA e Psicologia/Unesp Assis, líder do Grupo de Pesquisa GRIETA.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

da Silva, W. M., & Siqueira de Guimarães, R. . (2025). A LGBTI+fobia recreativa: quando a violência se disfarça de brincadeira. Revista Periódicus, 3(21), 208–222. https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.63005