Modos de subjetivação de lideranças de Candomblé e Umbanda sobre gênero e sexualidade nos terreiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.63388

Resumo

A discussão sobre a participação de pessoas trans e travestis nas religiões afro-brasileiras tem aumentado recentemente. Essas religiões são conhecidas como espaços de existência e resistência para grupos minoritários. Esta cartografia objetivou discutir o fazer de três lideranças de Candomblé e Umbanda quanto à agência e às vivências de pessoas trans, travestis e transmasculinidades em seus terreiros. A análise das enunciações, produzidas nas entrevistas cartográficas, mostra como os agenciamentos de lesbofobia e transfobia são reproduzidos nos terreiros por pais e mães-de-santo e por filhos e filhas-de-santo. Apesar disso, os resultados apontam também para uma busca por parte de sacerdotisas e sacerdotes de Umbanda e Candomblé de acolhimento dessas pessoas e combate à discriminação em seus terreiros, o que pode ser tomado como um fazer ético, estético e político não só para as próprias religiões afro-brasileiras, mas para todo o conjunto da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Marcos Gomes de Brito, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Psicólogo efetivo da Prefeitura Municipal de Teresina, Piauí, atuando na política de Assistência Social. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI/Campus Ministro Reis Veloso/Parnaíba-PI e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar.

Antônio Vladimir Félix-Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar/Campus Ministro Reis Veloso/Parnaíba-Piauí. Doutor em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana (Cuba). Atualmente, coordena o TeArES - Tenda de Artes e Educação em Saúde e está vinculado à linha de pesquisa Psicologia, Saúde Coletiva e Processos de Subjetivação (PPGPsi/UFPI).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Gomes de Brito, F. M., & Félix-Silva, A. V. . (2025). Modos de subjetivação de lideranças de Candomblé e Umbanda sobre gênero e sexualidade nos terreiros. Revista Periódicus, 1(22), 175–192. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.63388

Edição

Seção

Fluxo contínuo