Ficções identitárias nas (sexo)políticas da PrEP

a “puta barebacker” e a “santa medicada”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.64652

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cartográfica envolvendo homens gays cisgêneros que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e que se autodefiniam como barebackers (pessoas que praticam sexo anal sem preservativos). Mapearam-se formas de narrar a si mesmo a partir do entrelaçamento do bareback e da PrEP. Observaram-se duas linhas discursivas: a primeira, mais alinhada aos discursos dominantes da saúde, associa a prevenção ao HIV a um conjunto de moralidades sexuais e às ideias de um “sujeito virtuoso”, autorresponsável e autovigilante; a segunda, divergente das recomendações sanitárias, enuncia a PrEP como facilitadora do bareback e como estratégia transgressora de intensificação dos prazeres. Essas duas discursividades configuram um agenciamento que denominamos como o dilema entre a “santa medicada” e a “puta barebacker”. As cartografias sugerem que essas ficções identitárias são mobilizadas de maneira instrumental, utilitária e contingente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Diz Ferreira, Centro Universitário Cesusc – UNICESUSC

Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Centro Universitário UNICESUSC.

Daniel Kerry dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Psicologia. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Carlos Alberto Severo Garcia Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas. Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marta Inez Machado Verdi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Diz Ferreira, D., Kerry dos Santos, D., Alberto Severo Garcia Junior, C. ., & Inez Machado Verdi, M. . (2025). Ficções identitárias nas (sexo)políticas da PrEP : a “puta barebacker” e a “santa medicada”. Revista Periódicus, 3(21), 01–37. https://doi.org/10.9771/peri.v3i21.64652