Ninguém nasce homem, torna-se homem:as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12873Abstract
Nas atuais configurações sociais, graças aos avanços tecnológicos e as possibilidades proporcionadas com a globalização, acessamos e somos seduzidos e seduzidas por vários estilos de vida que interpelam nossa projeçãode gênero e influenciam na forma como nos percebemos e nos articulamos nas redes de sociabilidade. Como uma dessas consequências, a identidade masculina vem sendo interpelada, problematizada e desestabilizada por outras formas de vivê-la. A sua projeção unívoca identificada na apresentação branca, racional, heterossexual e judaico-cristã vem sendo fragmentada e, em suas brechas, emergem outras configurações, sobretudo após a crítica feminista ao universalismo e a emergência dos movimentos sociais de lésbicas e gays. Neste trabalho, a partir da observação e as anotações de conversas informais consideradas significantes, percorremos, balizados nos estudos culturais, os modos com que os jovens da periferia do Rio de Janeiro- Brasil constroem suas masculinidades e como elas são vividas nasescolas. Ao investigar as práticas curriculares, constatamos que, independente do entendimento de que as identidades são temporárias e contraditórias, elas se configuram em diálogo com os instrumentos educacionais que ensinam formas de ser e de viver a identidade de gênero. Durante a investigação vivenciamos a percepção de que a categoria ‘masculinidade’ foi ampliada e que sua projeção trouxe outros arranjos sexuais interagindo e criando tensões na escola.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial License that allows the work to be shared with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, but prohibits commercial use.
Authors are authorized to enter into separate additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal website) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes and increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Open Access).