A experiência estética e as visibilidades de gêneros
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i6.20556Abstract
O presente texto busca propor um estudo quanto as estratégias políticas de mulheres compositoras a partir de uma relação entre saberes, poderes e as nossas subjetivações (práticas de si). Para tanto propõe um olhar voltado à construção de uma imaginação auditiva (identificação e interpretação das diversas variáveis que compõem trilhas musicais afetivas perpassando as performances de gênero e questões étnico-raciais por exemplo). A metodologia segue a escrita performática, construindo uma leitora “modelo” acentuando nesse lugar os marcadores de gênero e racial. A análise envolve desse modo a escuta afetiva de quem escreve, bem como o método analítico musical que envolve três níveis: (1) microanálise, (2) análise intermediária (ou: análise de nível médio) e (3) macroanálise. A partir das características internas da obra musical busca-se entende-la entrelaçada as performances artísticas e políticas das cantoras e autoras (compositoras) compondo artivismos (arte e ativismo) no cenário musical brasileiro desencadeando possíveis experiências estéticas também singulares. Assim, as disposições afetivas e imaginárias da experiência são entendidas enquanto construções relevantes que podem também fixar ou provocar rupturas nas práticas musicais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Periódicus

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial License that allows the work to be shared with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, but prohibits commercial use.
Authors are authorized to enter into separate additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal website) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes and increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Open Access).