“Podem duas mulheres falar sobre masculinidades?”: entre saberes localizados e a reflexão sobre múltiplas masculinidades // “Can two women talk about masculinities?”: Between situated knowledge and reflection on multiple masculinities
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35695Abstract
Este artigo se propõe, a partir de um ponto de vista feminista crítico negro e interseccional, tecer algumas considerações sobre o impacto, desconfianças e questionamentos que surgiram quando duas mulheres se propuseram a ministrar um curso de férias intitulado "Introdução aos estudos de masculinidades". A partir da descrição da turma, dos nossos objetivos enquanto docente, da nossa localização enquanto pesquisadoras e sujeitos, iremos abordar as noções que os e as estudantes tinham quando se matricularam no curso ou quando faziam suas falas no espaço das aulas. Para tanto, começaremos nos localizando enquanto sujeitos e pesquisadoras, bem como o trabalhos que temos desenvolvido nos últimos cinco anos; posteriormente, traremos uma descrição de quem eram os e as estudantes e o que havia levado cada um deles e delas até ali; traçaremos, em seguida, uma breve retomada histórica dos estudos de masculinidades, explicando quais foram os caminhos que decidimos percorrer e como fizemos nossas escolhas de autores e autoras para compor o curso; após analisar exercício de escrita feito pelos estudantes no último dia de aula, nós teceremos algumas considerações que buscarão conectar os diferentes pontos abordados no decorrer do artigo. Como considerações importantes a serem feitas é crucial apontarmos o autoflagelo e a dificuldade que as e os educandos tinham quando precisavam falar de situações que entendiam não fazer parte de seus "lugares de fala". Buscando não ignorar, mas tentando não esvaziar significativos debates contemporâneos sobre lugar de fala, representatividade e protagonismo, construíremos no artigo a necessidade de saída do autoflagelo, do congelamento dos debates e a importância de nos pautarmos por debates feitos dialogicamente e a partir de locais múltiplos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Isabela Venturoza Venturoza, Fernanda Kalianny Martins Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial License that allows the work to be shared with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, but prohibits commercial use.
Authors are authorized to enter into separate additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal website) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes and increase the impact and citation of the published work (see The Effect of Open Access).