As mulheres e a Filosofia na Universidade de São Paulo

um levantamento quantitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.61788

Resumo

Este artigo parte de estudos sobre desigualdade de gênero nos cursos de Filosofia e busca contribuir para este debate, apresentando um estudo de caso do curso de graduação do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (DF/FFLCH/USP). Com isso em vista, a análise parte da presença de mulheres no ensino superior brasileiro, passa pelos cursos de Filosofia no país, e, então, apresenta dados sobre a presença de homens e mulheres nos cursos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Os objetivos centrais são evidenciar a dupla exceção do caso da Filosofia – ela não se encaixa nos casos dos cursos de humanidades nem nos casos de curso em que mulheres são minoria – e a importância de estudos de caso para compreender o fenômeno da desigualdade de gênero na Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Garcia Lucio, Universidade de São Paulo

Mestranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Keli de Assumpção , Universidade de São Paulo

Mestranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: kelideassumpcao@usp.br. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação se Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil - (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Ana Paula Belchior, Universidade de São Paulo

Graduanda em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Nícollas Alessander Rocha Araujo, Universidade de São Paulo

Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Garcia Lucio, L., de Assumpção , . K., Belchior, A. P., & Alessander Rocha Araujo, N. (2025). As mulheres e a Filosofia na Universidade de São Paulo: um levantamento quantitativo. Revista Periódicus, 1(22), 211–229. https://doi.org/10.9771/peri.v1i22.61788

Edição

Seção

Fluxo contínuo