QUEM É O PARDO SUJEITO DE DIREITO ÀS COTAS RACIAIS? O IMPACTO DAS DECISÕES JUDICIAIS NA (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v35i0.70395

Palavras-chave:

Branquitude, Cotas Raciais, Identidade Parda, Judiciário, Movimento Negro

Resumo

Este artigo examina a judicialização da identidade racial no Brasil, analisando sentenças que definem quem é considerado pardo para fins de cotas raciais. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter teórico-documental e exploratória, baseada na análise de sentenças judiciais e na revisão de literatura. Revela-se que o perfil homogêneo do Judiciário gera um viés em que a branquitude atua como o referencial para a validação da identidade racial. A pesquisa contrasta essa abordagem com a compreensão de pardo como uma categoria político-identitária consolidada pelo movimento negro, em oposição ao mito da democracia racial e como forma de acesso a direitos. Para confrontar essa problemática, o artigo propõe um protocolo de reconhecimento da identidade parda como sujeito de direito às cotas raciais, alinhado aos princípios de autoidentificação e heteroclassificação. Conclui-se que o protocolo proposto serve como um instrumento concreto para superar as contradições atuais, permitindo que a aplicação das cotas raciais se alinhe com os objetivos de justiça e reparação social que as motivaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilzver de Matos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe, do Programa de Pós-graduação em Direito e do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador. Doutor em Direito – PUC-RIO (2014) com atividades de pós-doutoramento na UFBA (2017-2018). Mestre em Direito – UFBA (2018). Graduado em Direito – UFS (2004). Recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2018 – Categoria Liberdade Religiosa, do Ministério dos Direitos Humanos.

Gaby Maffei dos Santos, Universidade Católica do Salvador

Mestranda em Direito PPGD - UCSAL. Graduada em direito pela Universidade Católica de Salvador. Pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC. Pós-graduação em Direito Constitucional pela Faculdade Focus. 

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Oliveira, I. de M. ., & Santos, G. M. dos. (2025). QUEM É O PARDO SUJEITO DE DIREITO ÀS COTAS RACIAIS? O IMPACTO DAS DECISÕES JUDICIAIS NA (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL . Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 35, P202510. https://doi.org/10.9771/rppgd.v35i0.70395