Memórias de sangue: a história da caça à baleia no litoral Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v4i5.10634Abstract
A história das baleias, no Brasil, está escrita em páginasde dor e sofrimento. Desde a época colonial, quando as armações
experimentaram seu apogeu, a sina desses grandes mamíferos
marinhos tem sido permeada por longos rastros de sangue, presa
aos arpões dos barcos caçadores. Entre junho e setembro de cada
ano grande variedade de cetáceos migrava do pólo sul para os mares
nordestinos, em busca de temperaturas mais amenas, para procriar.
Durante três décadas, no litoral da Paraíba, a captura de baleias foi
promovida em larga escala pela Companhia de Pesca Norte do Brasil (COPESBRA), equiparando-se a um autêntico genocídio. Embora a Lei
dos Cetáceos tenha proibido a caça, a partir de 1987, um segmento do
setor pesqueiro paraibano atualmente se mobiliza visando à retomada
dessa atividade inconstitucional e perversa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.