BIOÉTICA APLICADA A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CARACTERIZANDO E IDENTIFICANDO O ESPECISMO NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL E SUA RELAÇÃO COM A RESPOSTA DE EMPATIA DOS ALUNOS DAS ÁREAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VILA VELHA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v9i15.11314Abstract
O presente trabalho faz uma análise das contribuições biológicase filosóficas para a consideração moral com os animais não
humanos, avaliando o conhecimento e opinião de alunos das áreas
biológicas em relação a experimentação animal e a ética. Além disso
averigua a existência de relações entre as opiniões e respostas de
empatia dos alunos iniciantes e finalistas quanto à experimentação
animal e a existência de relações entre as variações nas respostas de
empatia com o especismo. Feito a partir de questionários distribuídos
para os alunos dos cursos de Biologia, Veterinária e Farmácia da
Universidade Vila Velha, analisa a empatia desses alunos em relação
ao sofrimento animal. Os resultados mostram que os alunos não tem conhecimento suficiente sobre métodos alternativos, ética e bem estar
animal, ou seja, não estão capacitados para tomar decisões éticas em
relação as práticas com animais. E em relação a resposta de empatia
dos alunos, foi verificado uma diferença entre os alunos do início e do
final dos cursos, o que nos sugere é que a educação técnico-‑cientifica
as quais esses alunos passam podem de certa forma influenciar suas
considerações morais e em alguns casos torna-los indiferentes ao sofrimento
animal.
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