O CASO ‘NARUTO V. SLATER’ À LUZ DO DIREITO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v14i2.33324Keywords:
Selfie de macaco, Direito Animal, Capacidade dos Animais, Direitos Autorais, Direito ProcessualAbstract
O presente trabalho pretende analisar o caso Naruto v. Slater, decidido, em 23 de abril de 2018, pela Corte de Apelações do 9º Distrito dos Estados Unidos, sob à ótica do direito brasileiro. Após introdução do contexto e os fatos que envolveram a batalha judicial da ilustre selfie da macaca Naruto, será escabichado o processo americano, desde a propositura da ação, sua decisão pela corte distrital, a tentativa de acordo até a decisão final pela corte de apelações. O objetivo do estudo será identificar o possível desfecho dessa demanda, caso houvesse sido discutida no judiciário brasileiro, buscando-se encontrar na doutrina, na jurisprudência e na legislação pátria o enquadramento jurídico das situações concretas examinadas pela justiça americana.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.