EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AO JORNALISMO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NUMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.63386Palabras clave:
Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Educação midiáticaResumen
Este artigo foi guiado pela seguinte questão norteadora: quais expectativas têm os estudantes universitários em relação ao jornalismo brasileiro contemporâneo? Seu objetivo geral foi contribuir para a compreensão dessas expectativas, categorizando-as de acordo com diferentes modelos (teorias) que explicam o fenômeno jornalístico. Para isso, foi utilizado um questionário estruturado online oferecido aos estudantes de graduação de uma universidade comunitária de São Paulo, no Brasil. Verificou-se que 40,6% dos respondentes alinham suas expectativas a um entendimento idealista e normativo do jornalismo, ancorado na neutralidade do jornalista como um valor fundamental; 32,9% compreendem o jornalismo como uma distorção sistemática da realidade e/ou como uma força antagônica às suas visões de mundo; somente 5,1% mencionam em suas respostas a compreensão da impossibilidade de uma linguagem totalmente neutra, admitindo em algum nível que jornalistas e veículos assumam posições críticas declaradas. Entende-se que esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão de tensões contemporâneas no campo do jornalismo, além de ajudar a embasar práticas de educação midiática.
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