EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AO JORNALISMO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NUMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.63386

Palavras-chave:

Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Educação midiática

Resumo

Este artigo foi guiado pela seguinte questão norteadora: quais expectativas têm os estudantes universitários em relação ao jornalismo brasileiro contemporâneo? Seu objetivo geral foi contribuir para a compreensão dessas expectativas, categorizando-as de acordo com diferentes modelos (teorias) que explicam o fenômeno jornalístico. Para isso, foi utilizado um questionário estruturado online oferecido aos estudantes de graduação de uma universidade comunitária de São Paulo, no Brasil. Verificou-se que 40,6% dos respondentes alinham suas expectativas a um entendimento idealista e normativo do jornalismo, ancorado na neutralidade do jornalista como um valor fundamental; 32,9% compreendem o jornalismo como uma distorção sistemática da realidade e/ou como uma força antagônica às suas visões de mundo; somente 5,1% mencionam em suas respostas a compreensão da impossibilidade de uma linguagem totalmente neutra, admitindo em algum nível que jornalistas e veículos assumam posições críticas declaradas. Entende-se que esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão de tensões contemporâneas no campo do jornalismo, além de ajudar a embasar práticas de educação midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba (Uniso)

GUILHERME PROFETA Pós-doutor pela Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), jornalista. Docente titular dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso. guilherme.profeta@prof.uniso.br.

Marcio José Celestino, Universidade de Sorocaba (Uniso)

MARCIO JOSÉ CELESTINO Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uniso, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001. spmarc@gmail.com.

Referências

VIOLÊNCIA grave contra jornalistas aumentou 69,2% em 2022. Abraji, 15 ago. 2022. Disponível em: https://abraji.org.br/noticias/violencia-grave-contra-jornalistasaumentou-69-2-em-2022. Acesso em: 23 ago. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

MOTTA, Luiz Gonzaga. A Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2005. CD-ROM.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Educação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográfica. 2021. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.uniso.br/entities/publication/a290af8a-d430-45a5-a4f7-028582adf907. Acesso em: 30 ago. 2024.

NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; EDDY, Kirsten; ROBERTSON, Craig T.; NIELSEN, Rasmus Kleis. Reuters Institute Digital News Report 2023. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2023. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2023-06/Digital_News_Report_2023.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig T.; ARGUEDAS, Amy Ross; NIELSEN, Rasmus Kleis. Reuters Institute Digital News Report 2024. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2024. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2024-06/DNR%202024%20Final%20lo-res-compressed.pdf. Acesso em: 2 set. 2024.

SOARES, Ismar de Oliveira; BLANCO, Patrícia. A urgência da educação midiática. In: AGUADED, Ignacio et al. (orgs.). Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática. São Paulo: Palavra Aberta, 2021. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2021/10/2021-Curriculo-Alfamed-PT-final-1-compactado.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história breve do jornalismo no Ocidente. In: SOUSA, Jorge Pedro (Ed.). Jornalismo: história, teoria e metodologia da pesquisa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2008.

STEPHENS, Mitchell. Beyond News: The future of Journalism. New York: Columbia University Press, 2014.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-20 — Atualizado em 2025-02-18

Como Citar

Caruso Profeta, G. A., & Celestino, M. J. . (2025). EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AO JORNALISMO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NUMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA PAULISTA. Contemporanea, 22(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.63386

Edição

Seção

Artigos