METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15662Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em enfermagem, Ensino.Resumo
Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional.
Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino.
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