TÉCNICA DO GIBI COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO NA ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29895

Resumo

Objetivo: descrever o uso da Técnica do Gibi como recurso metodológico aplicado na assistência, no ensino e na pesquisa em enfermagem. Método: trata-se de estudo tipo user experience desenvolvido no ensino, com estudantes de graduação e de pós-graduação em enfermagem, na assistência, durante consultas de enfermagem, e na pesquisa, como forma de coleta de dados em investigações qualitativas. Resultados: a Técnica do Gibi revelou-se como estratégia acessível a diferentes públicos e situações, favorecendo a expressão de subjetividades individuais e coletivas. Nessa ótica, a (re)significação e a (re)construção de experiências cotidianas, alicerçadas na utilização da Técnica do Gibi, tem se mostrado relevante, passando a configurar-se como objeto de investigação. Conclusão: a Técnica do Gibi vem se apresentando como metodologia inovadora no campo da saúde, favorecendo a abordagem crítico-reflexiva sobre as práticas cotidianas, considerando suas diferentes formas de expressão e abordagens.


Descritores: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Pesquisa Qualitativa. Coleta de Dados.

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Biografia do Autor

Maria José Menezes Brito, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Enfermagem Aplicada

Danielle Araújo Moreira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de E3nfermagem Aplicada

Lilian Cristina Rezende, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de E3nfermagem Aplicada

Publicado

2020-01-28

Como Citar

1.
Brito MJM, Caram CS, Moreira DA, Rezende LC, Cardoso CML, Caçador BS. TÉCNICA DO GIBI COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO NA ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 28º de janeiro de 2020 [citado 26º de setembro de 2025];33. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/29895

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso