TÉCNICA DO GIBI COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO NA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29895Resumo
Objetivo: descrever o uso da Técnica do Gibi como recurso metodológico aplicado na assistência, no ensino e na pesquisa em enfermagem. Método: trata-se de estudo tipo user experience desenvolvido no ensino, com estudantes de graduação e de pós-graduação em enfermagem, na assistência, durante consultas de enfermagem, e na pesquisa, como forma de coleta de dados em investigações qualitativas. Resultados: a Técnica do Gibi revelou-se como estratégia acessível a diferentes públicos e situações, favorecendo a expressão de subjetividades individuais e coletivas. Nessa ótica, a (re)significação e a (re)construção de experiências cotidianas, alicerçadas na utilização da Técnica do Gibi, tem se mostrado relevante, passando a configurar-se como objeto de investigação. Conclusão: a Técnica do Gibi vem se apresentando como metodologia inovadora no campo da saúde, favorecendo a abordagem crítico-reflexiva sobre as práticas cotidianas, considerando suas diferentes formas de expressão e abordagens.
Descritores: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Pesquisa Qualitativa. Coleta de Dados.
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