PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.38170

Resumo

Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes do
ensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HEVILLYN CECILIA VENTURA BARBOSA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

MAÊLLY CRISTINNE VENTURA BARBOSA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Psicologia pela Unifacisa      

MARIA KAROLINE SANTOS LIMA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

KALYNE ARAÚJO BEZERRA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

JOSÉ ARTHUR GUIMARÃES DOS SANTOS, Centro Universitário - UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem.

ELISÂNGELA BRAGA AZEVEDO, Centro Universitário - UNIFACISA

Doutora Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Departamento de Enfermagem no Centro Universitário de Campina Grande/PB.

Publicado

2022-01-25

Como Citar

VENTURA BARBOSA, H. C., VENTURA BARBOSA, M. C., SANTOS LIMA, M. K., BEZERRA, K. A., GUIMARÃES DOS SANTOS, J. A., & AZEVEDO, E. B. (2022). PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.38170

Edição

Seção

Revisão