PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.38170

Abstract

Objetivo: identificar as implicações da pandemia da COVID-19 na educação de discentes do
ensino superior da área da saúde e averiguar as metodologias de ensino adotadas pelas instituições para formação profissional. Método: revisão integrativa, descritiva, exploratória e qualitativa. Aplicados os descritores: “coronavirus infections”, “pandemics” e “health training” na PubMed e “infecções por coronavirus”, “pandemias” e “formação em saúde” no IBECS e na BVS. Selecionados 13 artigos. expostos em quadro síntese. Resultados: identificaram-se impossibilidade do encontro presencial, articulação de órgãos e instituições de ensino, cancelamento de estágios e aulas eletivas, encurtamento de estágios, antecipação de formatura e inserção de discentes na assistência; foram adotadas metodologias de ensino, como educação remota, aplicação de simulados e palestras, compactação das aulas em estágios. Considerações finais: mesmo com a pandemia da COVID-19 a educação superior da área da saúde continuou com as atividades acadêmicas por meio de ações remotas, visando a permanência do aprendizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

HEVILLYN CECILIA VENTURA BARBOSA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

MAÊLLY CRISTINNE VENTURA BARBOSA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Psicologia pela Unifacisa      

MARIA KAROLINE SANTOS LIMA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

KALYNE ARAÚJO BEZERRA, Centro Universitário - UNIFACISA

Bacharelanda em Enfermagem pela Unifacisa      

JOSÉ ARTHUR GUIMARÃES DOS SANTOS, Centro Universitário - UNIFACISA

Discente do Curso de Enfermagem.

ELISÂNGELA BRAGA AZEVEDO, Centro Universitário - UNIFACISA

Doutora Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Departamento de Enfermagem no Centro Universitário de Campina Grande/PB.

Published

2022-01-25

How to Cite

1.
VENTURA BARBOSA HC, VENTURA BARBOSA MC, SANTOS LIMA MK, BEZERRA KA, GUIMARÃES DOS SANTOS JA, AZEVEDO EB. PANDEMIA DA COVID-19: ALTERNATIVAS E ENTRAVES NO PROCESSO EDUCACIONAL. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2022Jan.25 [cited 2025Sep.26];36. Available from: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38170

Issue

Section

Review