ASSIMILAÇÃO DE PUÉRPERAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALEITAMENTO MATERNO DURANTE O PRÉ-NATAL
ASSIMILATION BY PUERPERAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46765Palavras-chave:
Aleitamento Materno. Cuidado Pré-Natal. Saúde da Mulher. Educação em Saúde. EnfermagemResumo
Objetivo: compreender o conteúdo assimilado por puérperas nas atividades educativas durante a assistência pré-natal. Método: estudo exploratório, de natureza qualitativa, realizado com 19 puérperas em alojamento conjunto de hospital público. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: as puérperas tinham em média 26 anos, 47% referiram raça/cor parda, 61,3% afirmaram não trabalhar, 59% realizaram acompanhamento ao pré-natal no serviço público, 58% evoluíram para parto natural e todas afirmaram o desejo de amamentar. Na Árvore de Similitude, o termo “bebê” concentrou o bloco com maior conexão. Na Nuvem de Palavras, os termos “só”, “saber” e “falar” apresentaram centralidade. Considerações finais: o discurso coletivo das mulheres entrevistadas apontou a predominância de informações fornecidas no pré-natal sobre os benefícios da amamentação para o lactente, a escassez de atividades de educação em saúde na atenção às gestantes e a reprodução do modelo tradicional de educação.
Descritores: Aleitamento Materno. Cuidado Pré-Natal. Saúde da Mulher. Educação em Saúde. Enfermagem.
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