PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA

Autores

  • Rúbia Mara Maia Feitosa Universidade Potiguar
  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade Potiguar
  • Arisa Nara Saldanha de Almeida Universidade Potiguar
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4718

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da construção da autonomia dos discentes no processo de ensino-aprendizagem a partir do Projeto Interdisciplinar, sob as concepções da Clínica Ampliada. São realizados alguns apontamentos acerca das metodologias ativas utilizadas no processo ensinar-aprender e, seqüencialmente, a descrição sobre a construção, de que forma e como foi desenvolvido o Projeto Interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de docentes do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró/RN. O Projeto Interdisciplinar ultrapassou as barreiras de um processo avaliativo tradicional, pois a interdisciplinaridade propôs movimento de (re)construção dos saberes, permitindo que os discentes de enfermagem compreendessem que a clínica ampliada torna-se um instrumento imprescindível para despertar reflexões valiosas e operacionalizar mudanças significativas sobre os impasses que os profissionais de saúde e os usuários vivenciam no cotidiano de suas relações.

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Biografia do Autor

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Potiguar

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade Potiguar

Arisa Nara Saldanha de Almeida, Universidade Potiguar

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Feitosa, R. M. M., Lima, D. W. da C., Almeida, A. N. S. de, & Silveira, L. C. (2012). PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4718

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso