PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA

Autores/as

  • Rúbia Mara Maia Feitosa Universidade Potiguar
  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade Potiguar
  • Arisa Nara Saldanha de Almeida Universidade Potiguar
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4718

Palabras clave:

Ensino, Enfermagem, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da construção da autonomia dos discentes no processo de ensino-aprendizagem a partir do Projeto Interdisciplinar, sob as concepções da Clínica Ampliada. São realizados alguns apontamentos acerca das metodologias ativas utilizadas no processo ensinar-aprender e, seqüencialmente, a descrição sobre a construção, de que forma e como foi desenvolvido o Projeto Interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de docentes do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró/RN. O Projeto Interdisciplinar ultrapassou as barreiras de um processo avaliativo tradicional, pois a interdisciplinaridade propôs movimento de (re)construção dos saberes, permitindo que os discentes de enfermagem compreendessem que a clínica ampliada torna-se um instrumento imprescindível para despertar reflexões valiosas e operacionalizar mudanças significativas sobre os impasses que os profissionais de saúde e os usuários vivenciam no cotidiano de suas relações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Potiguar

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade Potiguar

Arisa Nara Saldanha de Almeida, Universidade Potiguar

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2012-06-01

Cómo citar

1.
Feitosa RMM, Lima DW da C, Almeida ANS de, Silveira LC. PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA. Rev. baiana enferm. [Internet]. 1 de junio de 2012 [citado 26 de septiembre de 2025];25(1). Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4718

Número

Sección

Relato de Experiencia