ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.47387Palavras-chave:
Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino, Docente, Ensino superiorResumo
Objetivo: descrever as percepções e vivências de docentes da graduação de enfermagem sobre o ensino de segurança do paciente. Método: estudo transversal, descritivo, quali quantitativo, realizado com professores de enfermagem de uma universidade federal, realizado de setembro a novembro de 2018. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e processados de forma descritiva simples com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: a amostra foi composta por 21 docentes e emergiram três classes: primeiros passos e estímulos para o ensino de segurança do paciente no curso de enfermagem (42,5%), ações realizadas em prol do ensino de segurança do paciente na graduação (26,4%) e agentes promotores de mudanças no ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem (31,1%). Conclusão: os docentes reconheceram a segurança do paciente como um tema transversal e importante no processo formativo, mas com pouca expressividade na instituição.
Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Ensino. Docente. Educação Superior.
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