ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.47387

Palabras clave:

Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino, Docente, Ensino superior

Resumen

Objetivo: descrever as percepções e vivências de docentes da graduação de enfermagem sobre o ensino de segurança do paciente. Método: estudo transversal, descritivo, quali quantitativo, realizado com professores de enfermagem de uma universidade federal, realizado de setembro a novembro de 2018. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e processados de forma descritiva simples com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: a amostra foi composta por 21 docentes e emergiram três classes: primeiros passos e estímulos para o ensino de segurança do paciente no curso de enfermagem (42,5%), ações realizadas em prol do ensino de segurança do paciente na graduação (26,4%) e agentes promotores de mudanças no ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem (31,1%). Conclusão: os docentes reconheceram a segurança do paciente como um tema transversal e importante no processo formativo, mas com pouca expressividade na instituição.

Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Ensino. Docente. Educação Superior.

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Publicado

2023-09-01

Cómo citar

1.
dos Santos Bezerril M, Barreto Tavares Chiavone F, de Araujo Lima Freire V, Gonçalves da Costa ME, de Melo Paiva R, Ferreira Júnior MA, Pereira Santos VE. ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 1 de septiembre de 2023 [citado 27 de noviembre de 2025];37. Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/47387

Número

Sección

Artículos Originales