ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.47387

Palavras-chave:

Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino, Docente, Ensino superior

Resumo

Objetivo: descrever as percepções e vivências de docentes da graduação de enfermagem sobre o ensino de segurança do paciente. Método: estudo transversal, descritivo, quali quantitativo, realizado com professores de enfermagem de uma universidade federal, realizado de setembro a novembro de 2018. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e processados de forma descritiva simples com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires. Resultados: a amostra foi composta por 21 docentes e emergiram três classes: primeiros passos e estímulos para o ensino de segurança do paciente no curso de enfermagem (42,5%), ações realizadas em prol do ensino de segurança do paciente na graduação (26,4%) e agentes promotores de mudanças no ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem (31,1%). Conclusão: os docentes reconheceram a segurança do paciente como um tema transversal e importante no processo formativo, mas com pouca expressividade na instituição.

Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Ensino. Docente. Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-09-01

Como Citar

1.
dos Santos Bezerril M, Barreto Tavares Chiavone F, de Araujo Lima Freire V, Gonçalves da Costa ME, de Melo Paiva R, Ferreira Júnior MA, Pereira Santos VE. ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO AS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE DOCENTES DE ENFERMAGEM. Rev. baiana enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2023 [citado 26º de setembro de 2025];37. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/47387

Edição

Seção

Artigo Original