A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Flávia Andrade Fialho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marli Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lilian Nascimento UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4807

Palavras-chave:

Enfermagem, Acuidade visual, Promoção da saúde

Resumo

A visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança.

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Biografia do Autor

Flávia Andrade Fialho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva - FACENF – UFJF.

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF

Marli Salvador, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF.

Lilian Nascimento, UFJF

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva - FACENF – UFJF.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Fialho, F. A., Dias, I. M. Ávila V., Salvador, M., Pacheco, Z. M. L., & Nascimento, L. (2012). A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4807

Edição

Seção

Artigo Original