A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Flávia Andrade Fialho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marli Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lilian Nascimento UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4807

Palavras-chave:

Enfermagem, Acuidade visual, Promoção da saúde

Resumo

A visão é responsável pela maior parte das informações captadas do meio ambiente circundante, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento pessoal. Neste sentido, a visão desempenha papel importante no desenvolvimento da criança como um todo, contribuindo para a socialização e para o processo de aprendizagem. O presente estudo teve como objetivos: detectar precocemente o déficit da acuidade visual de escolares e discutir a importância do lúdico na educação em saúde. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa, sendo tal escolha justificada pelo fato desta abordagem reunir os instrumentais necessários a esta investigação, já que os dados coletados eram de natureza objetiva e subjetiva. Ao findar o estudo evidenciou-se um expressivo número de crianças com alteração visual que não haviam sido detectadas pela família ou escola. Essas anormalidades foram detectadas pelos docentes e discentes de enfermagem durante a aplicação do exame, que permitiu o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista o mais precocemente possível, para que estas realizassem um exame mais detalhado. Acreditamos que a abordagem preventiva tanto para o não aparecimento de distúrbios de visão quanto para a não evolução de problemas já existentes é uma forma de potencializar o aproveitamento escolar e promover um desenvolvimento satisfatório das crianças. E que a utilização do lúdico foi fundamental no planejamento e implementação deste processo, pois ao mesmo tempo que propicia o maior desenvolvimento da criança, já que a brincadeira é uma linguagem universal, permite ao proponente expressar seus sentimentos e aflorar sua criatividade, o que repercute em uma maior desenvoltura no cuidado da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Andrade Fialho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva - FACENF – UFJF.

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF

Marli Salvador, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF.

Lilian Nascimento, UFJF

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva - FACENF – UFJF.

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Fialho, F. A., Dias, I. M. Ávila V., Salvador, M., Pacheco, Z. M. L., & Nascimento, L. (2012). A ENFERMAGEM AVALIANDO A ACUIDADE VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4807

Edição

Seção

Artigo Original