PADRÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL E O PERFIL DOS USUÁRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.51825

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Programas de rastreamento, Consumo de bebidas alcoólicas, Fatores de risco

Resumo

Objetivo: relacionar o padrão de consumo de álcool com o perfil dos usuários da atenção primária. Método: estudo transversal realizado em duas unidades básicas de saúde em Minas Gerais, sendo aplicado questionário sociodemográfico, clínico e comportamental e o Alcohol use disorders identification test. Foram utilizadas estatísticas descritivas e regressão logística com significância de 5%. Resultados: foram entrevistados 415 usuários, com predomínio de mulheres, pardos, casados, com casa própria/alugada, evangélicos, com 2° grau completo e renda familiar pertencente à classe E, com mais de uma morbidade e sedentários. Consumo problemático foi identificado em 21,3% dos participantes. Em análise de regressão, houve associação inversa para mulheres, evangélicos e não tabagistas, enquanto estado conjugal amasiado mostrou associação ao uso problemático. Conclusão: o perfil encontrado alinha-se aos dados sociodemográficos, clínicos e comportamentais dos usuários dos serviços de atenção primária brasileira, inclusive aos padrões de consumo de bebidas alcoólicas.

Descritores: Atenção Primária à Saúde. Programas de Rastreamento. Consumo de Bebidas Alcoólicas. Fatores de Risco. Fatores Socioeconômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-07-19

Como Citar

1.
Lopes MR, Soares J, Lima NTX, Souza MJS, Reinaldo AM dos S, Kurimoto TC da S. PADRÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL E O PERFIL DOS USUÁRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Rev. baiana enferm. [Internet]. 19º de julho de 2024 [citado 26º de setembro de 2025];38(.). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/51825

Edição

Seção

Artigo Original