EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ENFOQUE NAS ATIVIDADES DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5938Palavras-chave:
deficientes visuais, educação em saúde, atividades de vidaResumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência do desenvolvimento de uma atividade de extensão universitária que visou promover educação em saúde para deficientes visuais em Sinop – MT. A atividade foi realizada identificando o conhecimento da clientela, suas experiências e formas de enfrentamento relacionadas às doze atividades de vida, sugeridas no Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney, e proporcionando aprendizagem e ferramentas de superação de problemas. Para tanto, foram implementadas oficinas educativas periódicas, que por meio de tecnologias assistivas abordaram temas pertinentes à saúde como um todo da clientela. Felizmente, foi possível proporcionar aquisição de ferramentas de enfrentamento de problemas, desenvolvimento da auto-responsabilização pela saúde e esclarecimento de dúvidas acerca das temáticas abordadas, facilitando a ampliação da qualidade de vida destes. No entanto, pôde-se observar que a acessibilidade, em seus diversos aspectos, ainda é constituída de limitações, levando-nos a considerar a necessidade de conscientização dos governantes para que sejam realizadas mais atividades voltadas para promoção da integração social.
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