EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ENFOQUE NAS ATIVIDADES DE VIDA

Autores/as

  • Karenine Maria Holanda Cavalcante Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernanda Caroline Corrêa Guedes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Pacífica Pinheiro Cavalcanti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Moacir Pinheiro Garcia Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i1.5938

Palabras clave:

deficientes visuais, educação em saúde, atividades de vida

Resumen

Este trabalho objetiva relatar a experiência do desenvolvimento de uma atividade de extensão universitária que visou promover educação em saúde para deficientes visuais em Sinop – MT. A atividade foi realizada identificando o conhecimento da clientela, suas experiências e formas de enfrentamento relacionadas às doze atividades de vida, sugeridas no Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney, e proporcionando aprendizagem e ferramentas de superação de problemas. Para tanto, foram implementadas oficinas educativas periódicas, que por meio de tecnologias assistivas abordaram temas pertinentes à saúde como um todo da clientela. Felizmente, foi possível proporcionar aquisição de ferramentas de enfrentamento de problemas, desenvolvimento da auto-responsabilização pela saúde e esclarecimento de dúvidas acerca das temáticas abordadas, facilitando a ampliação da qualidade de vida destes. No entanto, pôde-se observar que a acessibilidade, em seus diversos aspectos, ainda é constituída de limitações, levando-nos a considerar a necessidade de conscientização dos governantes para que sejam realizadas mais atividades voltadas para promoção da integração social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karenine Maria Holanda Cavalcante, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Fernanda Caroline Corrêa Guedes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Temporária do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Pacífica Pinheiro Cavalcanti, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Francisco Moacir Pinheiro Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Auxiliar do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop

Publicado

2013-07-17

Cómo citar

1.
Cavalcante KMH, Guedes FCC, Cavalcanti PP, Garcia FMP. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ENFOQUE NAS ATIVIDADES DE VIDA. Rev. baiana enferm. [Internet]. 17 de julio de 2013 [citado 26 de septiembre de 2025];26(1). Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5938

Número

Sección

Relato de Experiencia