ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃ
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6284Palavras-chave:
Enfermagem, Estágio, Sistema Único de Saúde, Vigilância Epidemiológica.Resumo
O estágio “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), sendo criado em 2008, com o intuito de inserir graduandos do ensino superior na rede estadual de saúde pública, promovendo a aproximação dos estudantes de diversas áreas do conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do relato é retratar a experiência a fim de estimular outros graduandos a se envolverem em atividades semelhantes e também produzirem estudos no campo. Este estudo descreve um relato de experiência, de abordagem crítica-reflexiva e cunho descritivo, sobre a vivência do graduando de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Vitória da Conquista-BA, como bolsista do estágio extracurricular da SESAB/EESP, desenvolvido no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), considerado hospital escola, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. As atividades desenvolvidas no NEH envolveram: busca ativa, notificação e investigação de casos de doenças e agravos de notificação compulsória; atividades de educação em saúde para profissionais e estagiários do hospital; realização de campanhas de vacinação para funcionários e estagiários da instituição, entre outras. Deste modo, o estágio proporciona ao aluno uma visão mais ampla do sistema de saúde no âmbito do SUS, também o possibilita compreender o papel da enfermagem no âmbito da Vigilância Epidemiológica Hospitalar no campo da prática.
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