ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃ

Autores/as

  • Cheila Matos dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Simone Maria Galvão Oliveira Hospital Geral de Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6284

Palabras clave:

Enfermagem, Estágio, Sistema Único de Saúde, Vigilância Epidemiológica.

Resumen

O estágio “O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), sendo criado em 2008, com o intuito de inserir graduandos do ensino superior na rede estadual de saúde pública, promovendo a aproximação dos estudantes de diversas áreas do conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do relato é retratar a experiência a fim de estimular outros graduandos a se envolverem em atividades semelhantes e também produzirem estudos no campo. Este estudo descreve um relato de experiência, de abordagem crítica-reflexiva e cunho descritivo, sobre a vivência do graduando de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Vitória da Conquista-BA, como bolsista do estágio extracurricular da SESAB/EESP, desenvolvido no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), considerado hospital escola, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. As atividades desenvolvidas no NEH envolveram: busca ativa, notificação e investigação de casos de doenças e agravos de notificação compulsória; atividades de educação em saúde para profissionais e estagiários do hospital; realização de campanhas de vacinação para funcionários e estagiários da instituição, entre outras. Deste modo, o estágio proporciona ao aluno uma visão mais ampla do sistema de saúde no âmbito do SUS, também o possibilita compreender o papel da enfermagem no âmbito da Vigilância Epidemiológica Hospitalar no campo da prática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cheila Matos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2011), com Trabalho de Conclusão de Curso na área de Políticas, Planejamento e Gestão. Pós-Graduanda em Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde. Participou do Diretório Acadêmico do curso Enfermagem da UFBA/IMS/CAT, gestão 2010/2011. Foi bolsista no estágio não-obrigatório: "O Cotidiano dos SUS enquanto princípio educativo" pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no campus do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC); realizou o "Estágio de vivência no SUS" (2010), no município de Itapetinga-BA, também pela SESAB. Atualmente é docente da rede privada no curso técnico em Enfermagem, lecionando as disciplinas: Administração em Enfermagem, Saúde Pública, Enfermagem Cirúrgica, Epidemiologia Regional, Microbiologia, Parasitologia e Imunologia; e supervisora de estágio de Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem.

Simone Maria Galvão Oliveira, Hospital Geral de Vitória da Conquista

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1984). Especialista em: Formação Pedagógica na Área de Saúde - Enfermagem e Saúde da Família na Atenção Primária e Enfermagem do trabalho Atualmente é enfermeira concursada da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista , enfermeira da Secretaria de Saude do Estado da Bahia ( Coordenação do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral de Vitória da Conquista) e Coordenadora e Professora na Unigrad - Pós Graduação e Extensão. Atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância à Saúde,Epidemiologia,Saúde da Criança,Sala de vacina.

Publicado

2013-10-31

Cómo citar

dos Santos, C. M., & Oliveira, S. M. G. (2013). ESTÁGIO EXTRACURRICULAR COMO COMPLEMENTO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃ. Revista Baiana De Enfermagem, 26(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v26i2.6284

Número

Sección

Relato de Experiencia