ABORDAGEM DA ECOSSAÚDE NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM PORTUGUESA: ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v39.65221

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável., Equidade, Participação da comunidade, Determinantes de saúde, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar conteúdos relacionados com a Ecossaúde nos planos curriculares dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem lecionados em Portugal. Método: análise documental, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Dados recolhidos em 19 planos de estudos acessíveis online. Resultados: não existe referência nos planos de estudos ao conceito de Ecossaúde. De entre os princípios mais abordados surge o da equidade social e de género. Pouca visibilidade nos planos de estudos com conteúdos relacionados com a conexão entre saúde e ambiente, desenvolvimento sustentável e participação. Denota-se a ausência de abordagem ecossocial no ensino de Enfermagem que prepare os futuros profissionais para os desafios complexos atuais, como a justiça social e as alterações climáticas. Considerações finais: identificou-se a necessidade de mudança de paradigma, nomeadamente ecocêntrico na educação de Enfermagem, podendo a Ecossaúde contribuir para expandir a visão tradicional do ensino, investindo na educação ecossocial para transformar o mundo.

Descritores: Desenvolvimento Sustentável. Equidade. Participação da Comunidade. Educação em Enfermagem. Determinantes Sociais da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Canadian Public Health Association. Global change and public health: addressing the ecological determinants of health. Ottawa: Canadian Public Health; 2015.

Parkes M, Poland B, Allison S, Cole D, Culbert I, K. Gislason M, et al. Preparing for the future of public health: ecological determinants of health and the call for an eco-social approach to public health education. Canadian Journal of Public Health [Internet]. 2019 Feb 1;111(1):60–4. Available from: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=7&sid=5812d0ba-9d19-4ecb-89dc-71422d0f6a75%40pdc-v-sessmgr01

Charron DF. Ecohealth Research in Practice. Springer Science & Business Media; 2012.

Assmuth T, Chen X, Degeling C, Haahtela T, Irvine KN, Keune H, et al. Integrative concepts and practices of health in transdisciplinary social ecology. Socio-Ecological Practice Research. 2019 Nov 20;2(1):71–90.4

Forget G, Lebel J. An Ecosystem Approach to Human Health. International Journal of Occupational and Environmental Health. 2001;7:53–536.

Webb J, Raez-Villanueva S, Carrière P, Beauchamp AA, Bell I, Day A, et al. Transformative learning for a sustainable and healthy future through ecosystem approaches to health: insights from 15 years of co-designed ecohealth teaching and learning experiences. Lancet Planet Health. 2023;7:86–96.

World Health Organization. Six lines of action to promote health in the 2030 Agenda for Sustainable Development. Geneva: World Health Organization; 2017.

Lisitza A, Wolbring G. Sustainability within the Academic EcoHealth Literature: Existing Engagement and Future Prospects. Sustainability. 2016 Feb 25;8(3):202.

Purvis B, Mao Y, Robinson D. Three Pillars of sustainability: in Search of Conceptual Origins. Sustainability Science. 2019 Sep 3;14(3):681–95.

Lopez-Medina I, Álvarez-Nieto C, Grose J, Elsbernd A, Huss N, Huynen M, et al. Competencies on environmental health and pedagogical approaches in the nursing curriculum: A systematic review of the literature. Nurse education in practice. 2019;37:1–8.

Şimşek, H. G., & Erkin, Ö. Sustainable development awareness and related factors in nursing students: a correlational descriptive study. Nurse Education in Practice. 2022 Jul;64:103420.

World Helath Organization. State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. World Health Organization; 2020.

Leffers J, Levy RM, Nicholas PK, Sweeney CF. Mandate for the Nursing Profession to Address Climate Change Through Nursing Education. Journal of Nursing Scholarship [Internet]. 2017 Aug 14;49(6):679–87. Available from: https://sigmapubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jnu.12331

O’Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for Reporting Qualitative Research. Academic Medicine. 2014 Sep;89(9):1245–51.

Gil A. Como elaborar projetos de pesquisa . 5th ed. São Paulo: Atlas; 2010.

Direção-Geral do Ensino Superior. Acesso ao Ensino Superior 2024 [Internet]. Dges.gov.pt. 2024 [cited 2024 Aug 1]. Available from: https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp?curso=9500

Harrison S, Kivuti-Bitok L, Macmillan A, Priest P. EcoHealth and One Health: A theory-focused review in response to calls for convergence. Environment International [Internet]. 2019 Nov 1;132:105058. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412019305409

Sullivan G, Bell J, Haimour M, Richter S. Is University Nursing Education in Canada Taking the Lead in a World Focused on Sustainable Development? / La formation universitaire au Canada est-elle à l’avant-plan dans un monde centré sur le développment durable? Quality Advancement in Nursing Education - Avancées en formation infirmière. 2019 Oct 15;5(2).

Fields L, Perkiss S, Dean BA, Moroney T. Nursing and the Sustainable Development Goals: A Scoping Review. Journal of Nursing Scholarship. 2021 May 30;53(5).

Upvall MJ, Luzincourt G. Global citizens, healthy communities: Integrating the sustainable development goals into the nursing curriculum. Nursing Outlook. 2019 Apr;67(6).

Tejedor G, Segalàs J, Barrón A, Fernández-Morilla M, Fuertes M, Ruiz-Morales J, et al. Estratégias didáticas para promover competências em sustentabilidade. Sustentabilidade. 2019;11(7):2086.

International Council of Nurses. Nurses’ role in achieving the sustainable development goals: International Nurses Day resources and evidence. Geneva: International Council of Nurses; 2017.

Ozaki Y, Shaw R. Citizens’ Social Participation to Implement Sustainable Development Goals (SDGs): A Literature Review. Sustainability. 2022 Nov 4;14(21):14471.

Laverack G. Guia de bolso para a promoção da saúde. 1st ed. Católica University Press; 2022.

Matos AR, Serapioni M. O desafio da participação cidadã nos sistemas de saúde do Sul da Europa: uma revisão da literatura. Cadernos de Saúde Pública. 2017;33:e00066716.

Publicado

2025-11-07

Como Citar

1.
Monteiro V dos SC, Madureira J, Fonseca I, Melo P. ABORDAGEM DA ECOSSAÚDE NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM PORTUGUESA: ANÁLISE DOCUMENTAL. Rev. baiana enferm. [Internet]. 7º de novembro de 2025 [citado 27º de novembro de 2025];39. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/65221

Edição

Seção

Artigo Original