ABORDAGEM DA ECOSSAÚDE NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM PORTUGUESA: ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v39.65221Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável., Equidade, Participação da comunidade, Determinantes de saúde, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: identificar conteúdos relacionados com a Ecossaúde nos planos curriculares dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem lecionados em Portugal. Método: análise documental, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Dados recolhidos em 19 planos de estudos acessíveis online. Resultados: não existe referência nos planos de estudos ao conceito de Ecossaúde. De entre os princípios mais abordados surge o da equidade social e de género. Pouca visibilidade nos planos de estudos com conteúdos relacionados com a conexão entre saúde e ambiente, desenvolvimento sustentável e participação. Denota-se a ausência de abordagem ecossocial no ensino de Enfermagem que prepare os futuros profissionais para os desafios complexos atuais, como a justiça social e as alterações climáticas. Considerações finais: identificou-se a necessidade de mudança de paradigma, nomeadamente ecocêntrico na educação de Enfermagem, podendo a Ecossaúde contribuir para expandir a visão tradicional do ensino, investindo na educação ecossocial para transformar o mundo.
Descritores: Desenvolvimento Sustentável. Equidade. Participação da Comunidade. Educação em Enfermagem. Determinantes Sociais da Saúde.
Downloads
Referências
Canadian Public Health Association. Global change and public health: addressing the ecological determinants of health. Ottawa: Canadian Public Health; 2015.
Parkes M, Poland B, Allison S, Cole D, Culbert I, K. Gislason M, et al. Preparing for the future of public health: ecological determinants of health and the call for an eco-social approach to public health education. Canadian Journal of Public Health [Internet]. 2019 Feb 1;111(1):60–4. Available from: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=7&sid=5812d0ba-9d19-4ecb-89dc-71422d0f6a75%40pdc-v-sessmgr01
Charron DF. Ecohealth Research in Practice. Springer Science & Business Media; 2012.
Assmuth T, Chen X, Degeling C, Haahtela T, Irvine KN, Keune H, et al. Integrative concepts and practices of health in transdisciplinary social ecology. Socio-Ecological Practice Research. 2019 Nov 20;2(1):71–90.4
Forget G, Lebel J. An Ecosystem Approach to Human Health. International Journal of Occupational and Environmental Health. 2001;7:53–536.
Webb J, Raez-Villanueva S, Carrière P, Beauchamp AA, Bell I, Day A, et al. Transformative learning for a sustainable and healthy future through ecosystem approaches to health: insights from 15 years of co-designed ecohealth teaching and learning experiences. Lancet Planet Health. 2023;7:86–96.
World Health Organization. Six lines of action to promote health in the 2030 Agenda for Sustainable Development. Geneva: World Health Organization; 2017.
Lisitza A, Wolbring G. Sustainability within the Academic EcoHealth Literature: Existing Engagement and Future Prospects. Sustainability. 2016 Feb 25;8(3):202.
Purvis B, Mao Y, Robinson D. Three Pillars of sustainability: in Search of Conceptual Origins. Sustainability Science. 2019 Sep 3;14(3):681–95.
Lopez-Medina I, Álvarez-Nieto C, Grose J, Elsbernd A, Huss N, Huynen M, et al. Competencies on environmental health and pedagogical approaches in the nursing curriculum: A systematic review of the literature. Nurse education in practice. 2019;37:1–8.
Şimşek, H. G., & Erkin, Ö. Sustainable development awareness and related factors in nursing students: a correlational descriptive study. Nurse Education in Practice. 2022 Jul;64:103420.
World Helath Organization. State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. World Health Organization; 2020.
Leffers J, Levy RM, Nicholas PK, Sweeney CF. Mandate for the Nursing Profession to Address Climate Change Through Nursing Education. Journal of Nursing Scholarship [Internet]. 2017 Aug 14;49(6):679–87. Available from: https://sigmapubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jnu.12331
O’Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for Reporting Qualitative Research. Academic Medicine. 2014 Sep;89(9):1245–51.
Gil A. Como elaborar projetos de pesquisa . 5th ed. São Paulo: Atlas; 2010.
Direção-Geral do Ensino Superior. Acesso ao Ensino Superior 2024 [Internet]. Dges.gov.pt. 2024 [cited 2024 Aug 1]. Available from: https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp?curso=9500
Harrison S, Kivuti-Bitok L, Macmillan A, Priest P. EcoHealth and One Health: A theory-focused review in response to calls for convergence. Environment International [Internet]. 2019 Nov 1;132:105058. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412019305409
Sullivan G, Bell J, Haimour M, Richter S. Is University Nursing Education in Canada Taking the Lead in a World Focused on Sustainable Development? / La formation universitaire au Canada est-elle à l’avant-plan dans un monde centré sur le développment durable? Quality Advancement in Nursing Education - Avancées en formation infirmière. 2019 Oct 15;5(2).
Fields L, Perkiss S, Dean BA, Moroney T. Nursing and the Sustainable Development Goals: A Scoping Review. Journal of Nursing Scholarship. 2021 May 30;53(5).
Upvall MJ, Luzincourt G. Global citizens, healthy communities: Integrating the sustainable development goals into the nursing curriculum. Nursing Outlook. 2019 Apr;67(6).
Tejedor G, Segalàs J, Barrón A, Fernández-Morilla M, Fuertes M, Ruiz-Morales J, et al. Estratégias didáticas para promover competências em sustentabilidade. Sustentabilidade. 2019;11(7):2086.
International Council of Nurses. Nurses’ role in achieving the sustainable development goals: International Nurses Day resources and evidence. Geneva: International Council of Nurses; 2017.
Ozaki Y, Shaw R. Citizens’ Social Participation to Implement Sustainable Development Goals (SDGs): A Literature Review. Sustainability. 2022 Nov 4;14(21):14471.
Laverack G. Guia de bolso para a promoção da saúde. 1st ed. Católica University Press; 2022.
Matos AR, Serapioni M. O desafio da participação cidadã nos sistemas de saúde do Sul da Europa: uma revisão da literatura. Cadernos de Saúde Pública. 2017;33:e00066716.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa dos Santos Cardoso Monteiro, Jóni Madureira, Inês Fonseca, Pedro Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo 4.0 Internacional (CC-BY).










