IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES

Autores

  • Ana Gabriela Pereira Gomes Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Jaciane Honório Veríssimo
  • Kamyla Félix Oliveira dos Santos
  • Cristiani Garrido de Andrade
  • Isabelle Cristinni Pinto Costa
  • Maria das Graças de Melo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.6922

Resumo

Estudo que teve como objetivo caracterizar a produção científica em periódicos online acerca do impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da busca na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e na biblioteca da Scientific Eletronic Library Online, por intermédio dos descritores: “Incontinência urinária and qualidade de vida”, no período de 2008 a setembro de 2012, que possibilitou a identificação de 20 artigos. Para a análise dos dados, foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: avaliação da qualidade de vida de mulheres com incontinência urinária, as repercussões da incontinência urinária na qualidade de vida das mulheres e a intervenção multiprofissional como estratégia para reduzir o impacto na qualidade de vida de mulheres incontinentes. Assim, almeja-se que novas pesquisas sejam realizadas com fins de implementar intervenções específicas para essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Pereira Gomes, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Enfermeira. gabi_gomess@hotmail.com

Jaciane Honório Veríssimo

 

2 Enfermeira. annyhonorio@hotmail.com

Kamyla Félix Oliveira dos Santos

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública. Pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisas na Saúde do Adulto e Idoso (GEPSAI-UFPB).

Cristiani Garrido de Andrade

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética (NEPB-UFPB).

Isabelle Cristinni Pinto Costa

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Programa Saúde da Família (PSF). Membro do Núcleo Gestor em Enfermagem da FCM-PB.

Maria das Graças de Melo Fernandes

 

Enfermeira. Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UFPB.

Publicado

2014-03-20

Como Citar

Gomes, A. G. P., Veríssimo, J. H., Santos, K. F. O. dos, Andrade, C. G. de, Costa, I. C. P., & Fernandes, M. das G. de M. (2014). IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.6922

Edição

Seção

Revisão